Psicologia das cores

Decoração do BBB22 afeta o humor dos participantes

Por carol - Em 08/02/2022 às 9:20 PM

Big Brother Brasil é o reality show mais assistido do País e já está na 22a edição. Além dos participantes e provas, outra grande expectativa do público se refere à decoração da casa. Este ano, com uma temática baseada nas décadas de 1970, 80 e 90, o excesso de cores e informação em um mesmo ambiente vêm chamando a atenção.

996d1eb2 B2a3 4680 9d89 9b52b6db5f25

.

Para Larissa Lira, arquiteta da Yuca, proptech referência em soluções de moradia descomplicadas, a combinação de tantos elementos e texturas faz parte de uma estratégia para mexer com os ânimos dos jogadores. Diante disso, ela analisou os aspectos de cada ambiente do reality e comparou com boas práticas de projetos acolhedores e ambientes agradáveis para o lar.

“Toda a decoração do BBB 22 foi planejada com base no que consideramos ser uma lógica invertida da realidade, não um projeto tradicional de um lar aconchegante. Toda a estratégia das cores, a quantidade de objetos de decoração e o excesso de iluminação tem a intenção de interferir no humor, no sono e nos sentimentos dos participantes, despertando reações de ansiedade e estresse.” afirma Larissa.

Nesta edição, os quartos são baseados na temática dos anos 90, com cores fortes, estampas e formas diferentes, o que deixa os participantes mais agitados e em estado de alerta. A sala, ambiente compartilhado onde acontece a maioria das interações entre os brothers, também é o oposto de um espaço relaxante, predominando as cores amarelo, roxo, verde e laranja, que trazem um clima de grande tensão.

“Para compor ambientes acolhedores de moradia, é importante manter o equilíbrio de elementos e cores. Nos projetos da Yuca, por exemplo, investimos em quartos com pouca ou nenhuma cor e, nas salas, combinação de texturas e tons acolhedores, com predominância de azuis, verdes e marcenarias quentes.”, completa.

Outro cômodo importante para o jogo é a cozinha do BBB – no reality os participantes são divididos entre o “VIP” e a “xepa”, assim como o cômodo. A separação é feita de forma bem visual, sendo que o lado dos que estão com regalias na alimentação vibra em cores e texturas, enquanto o do grupo que está com restrições é mais sóbrio, com tons neutros e móveis de madeira, criando uma fronteira entre os participantes, inclusive no que diz respeito ao aconchego na hora da refeição.

Já a área externa da casa tem um tom lúdico e divertido, com muitos tons pastéis e geometria marcantes, contudo, os móveis são de materiais pouco confortáveis. O ideal nesses espaços, segundo Larissa, é explorar funcionalidades de relaxamento “Redes e espreguiçadeiras dão um clima confortável na decoração quando combinadas com elementos naturais”, finaliza Larissa.

Mais notícias

Ver tudo de IN News